Colegas professores, técnicos administrativos e estudantes
Nesta página damos visibilidade a uma metodologia proposta para a construção coletiva do Projeto Pedagógico Institucional. Esta proposta será discutida no encontro de abertura do semestre e em diferentes momentos, envolvendo as instâncias e os setores da universidade. Nosso intuito é iniciar um processo de escrita coletiva que permite a reconstrução dos fazeres acadêmicos, o crescimento de todos e a produção de avanços no trabalho que realizamos.
A necessidade de construção do Projeto Pedagógico nas instituições educativas vem tomando corpo no discurso oficial, desde meados da década de 90. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), em seu artigo 12, inciso I, prevê que "os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica", deixando explícita a idéia de que espaços de formação escolar ou acadêmico não podem prescindir da reflexão sobre a intencionalidade educativa. Segundo o documento Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior – Diretrizes e Instrumento o PPI (...) “é um instrumento político, filosófico e teórico- metodológico que norteará as práticas acadêmicas da IES, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos.” (MEC, novembro de 2005)
Todos os fazeres na universidade se relacionam com processos que envolvem o conhecimento, a formação humana, a criação e o crescimento tecnológico e a melhoria das condições de vida das comunidades que interagem com os resultados do que produzimos. Neste sentido, é essencial a escrita coletiva do projeto Pedagógico Institucional, escrita esta em que damos visibilidade à concepção de universidade que estamos produzindo e às responsabilidades que assumimos no cumprimento de nossas funções e tarefas enquanto professores, técnicos administrativos e estudantes inseridos em uma instituição pública federal de ensino superior.
Comissão Responsável pela Coordenação Geral das Atividades
Breno Barros Telles do Carmo
Elisabete Stradiotto Siqueira
Francisco Milton Mendes Neto
Karla Rosane do Amaral Demoly (presidente)
Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros.
Baixe aqui a Proposta Metodologica para construcao do PPI
Projeto Pedagógico Institucional - PPI - Versão Final