UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA
Processo Seletivo - Educação do Campo

Processo Seletivo Vocacionado  - PSV
Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC

A UFERSA divulga edital de seleção para o processo seletivo vocacionado do curso de licenciatura em educação do campo.

O curso LEDOC  visa contribuir para a valorização da educação do campo voltada para a realidade do semiárido. Os/as educadores/as do campo formados pela UFERSA estarão preparados para compreender a realidade social e cultural específica das populações que vivem no e do campo e incorporar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento social. O curso pretende conferir o Diploma de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, com as seguintes habilitações: “Ciências Humanas e Sociais” e“Ciências da Natureza”.

Este curso será ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. O Tempo Escola será desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração intensiva, em regime de tempo integral, de forma predominante no turno da manhã com atividades eventuais à tarde. O curso funcionará na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Mossoró. O Tempo Comunidade será desenvolvido de forma intensiva nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes, nos demais campi da UFERSA, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo.

O Processo Seletivo destina-se a:

1.1. Professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior.

1.2. Profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo, vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.

1.3. Profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo, que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior.

1.4. Jovens e adultos de comunidades do campo quetiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente e não tenham formação em nível superior. A não conclusão do ensino médio implicará na perda automática da vaga no momento da matrícula na UFERSA.

1.5. Serão consideradas escolas e comunidades do campo aquelas que têm seu espaço geográfico classificado pelo IBGE como rural e localizada no estado do Rio Grande do Norte.

VAGAS

Serão oferecidas 90 vagas para o curso de graduação de LEDOC, na modalidade presencial em regime de alternância, sendo 30 (trinta) vagas para início em 2014.1 e b) 60 (sessenta) vagas para início em 2014.2.

Do total das 90 vagas, serão reservadas 50% (45 vagas) para candidatos oriundos da Escola Pública em decorrência do disposto na Lei nº. 12.711/2012.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, na página da UFERSA, no período entre 8 horas do dia 24 de fevereiro de 2014 até as 23 horas e 59 minutos do dia 17 de março de 2014.

No ato da inscrição, o candidato deverá enviar, via internet (upload), comprovante de que atende integralmente ao que estabelece o item 1 deste edital, através de um dos documentos a seguir:

• Declaração da direção da escola em que atua, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.1;
  • Declaração da instituição, órgão governamental, sindicato dos trabalhadores rurais ou movimento social que atua como educador, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.2 ou 1.3;
  • Conta de energia em nome do candidato(a) ou dos pais, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.4.

Faça aqui sua inscrição: Inscrições

EDITAL

Confira o edital completo do PSV LEDOC a seguir

PSV LEDOC 2014.1 e 2014.2

Mossoró, 22 de fevereiro de 2014
Augusto Carlos Pavão
Pró-Reitor de Graduação

Enviada por: Pró-Reitoria de Graduação
Nº de visitas: 4584
Adicionar artigo ao twitter

Av. Francisco Mota, 572
Bairro Costa e Silva
Mossoró-RN | CEP: 59.625-900

Creative Commons License
Portal UFERSA por SUTIC é licenciado sob a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.