MEC AUTORIZA MAIS 20 VAGAS PARA MEDICINA EM MOSSORÓ
O número de vagas para o curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido será ampliado no Câmpus de Mossoró. A princípio, o Ministério da Educação havia autorizada a criação do Centro de Saúde com oferta de 60 vagas para o ingresso em 2016. No entanto, depois de uma articulação do reitor José de Arimatea de Matos, em parceria com o mandato da deputada federal Fátima Bezerra, a Universidade foi autorizada a abrir mais 20 vagas para o ingresso de novos graduandos já em 2017. A decisão por ampliar para 80 o número de vagas em Mossoró foi tomada durante a reunião de Pactuação de Implantação do Curso de Medicina nos Câmpus de Mossoró e Assú que reuniu, em Brasília, a Diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES (Institutos Federais de Ensino Superior), Adriana Weska; o Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde, Vinícius da Rocha; a Coordenadora-geral de RH da Secretaria de Educação Superior do MEC, Dulce Maria Tristão; o Coordenador-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, Otoniel Gomes e o reitor José de Arimatea. Com a conquista de mais vagas, também será ampliado o número de novos servidores para atender a demanda do Centro de Saúde da Ufersa Mossoró. Entre os anos de 2015 a 2017, serão realizados concursos para a efetivação de 80 professores (antes eram 60) e 40 técnicos-administrativos (antes eram 30). Agora, a Ufersa passará a conta com 140 vagas de Medicina distribuídas entre dois Centros de Saúde. Além do Câmpus Central com as 80 vagas - sendo 60 para o ingresso imediato em 2016 e mais 20 para 2017 -, também serão ofertadas outras 60 vagas no novo câmpus da instituição autorizado para a cidade de Assú, já em 2016.
UFERSA SE DESTACA EM FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE
Dois trabalhos apresentados por estudantes do curso de graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foram selecionados como “Destaque” no quarto Fórum de Gestão Sustentável de Florestas, promovido durante a XVII Semana de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, que aconteceu na cidade do Recife, entre os dias 9 a 11 de setembro. Os dois trabalhos estudam questões relacionadas à carnaubeira na comunidade de Gracismões, localizada na zona rural da cidade de Russas/CE. A graduanda Mônica Costa Cordeiro descreveu sobre como se dá a relação entre o artesão e dono do carnaubal; a importância econômica dessa atividade para as famílias e a sua percepção quanto ao impacto ambiental, além do repasse do conhecimento. Já o estudante Rennê Vilmont de Andrade Lira, também sobre a mesma temática, se ocupou em registrar cientificamente os conhecimentos sobre as diferentes utilizações das partes da carnaubeira, com foco nas aplicações sociais, econômicas e culturais dos moradores.
PROTEÇÃO AS ABELHAS TÊM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Pesquisa realizada sobre o desaparecimento das abelhas, desenvolvida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, tem reconhecimento internacional. As Federações Apícolas da América Latina adotam o aplicativo Bee Alert para a notificação de abelhas. O trabalho teve início com a campanha potiguar de proteção às abelhas Bee or not be? idealizada pelo professor da Ufersa, Lionel Gonçalves. O professor coordena o Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do RN, que funciona nas dependências da Fazenda Experiemental Rafael Fernandes, pertencente a Ufersa. Atualmente com mais de 18 mil assinaturas, a campanha objetiva alertar a população mundial para a morte de abelhas, ocasionada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura, dessa forma, conscientizar as pessoas sobre a importância das abelhas para a natureza e o homem. Também recolher assinatura para uma petição online que visa a proteção das abelhas. Idealizada pelo professor Lionel Gonsalveis, a campanha publicitária foi produzida gratuitamente pela empresa 6P Marketing & Propaganda, de Ribeirão Preto, São Paulo, tendo sido lançada internacional no Congresso Internacional de Apicultura da APIMONDIA, em Kiev-Ucrania, em outubro do ano passado. O professor Lionel Gonçalves conclama a população de Mossoró e do Rio Grande do Norte a conhecerem a campanha e assinarem o manifesto em defesa das abelhas através do site: semabelhasemalimento.com.br. O pesquisador explica que o aplicativo Bee Alert vem complementar a campanha. Através do site: semabelhasemalimento.com.br/beealert , os apicultores, meliponicultores e pesquisadores de qualquer parte do mundo poderão notificar ou consultar o local exato aonde estão ocorrendo o desaparecimento e a morte das abelhas. O Bee Alert registrou, em apenas 5 meses, mais de 70 ocorrências no Brasil, num total de aproximadamente 400 milhões de abelhas mortas, o que mostra a seriedade do fenômeno do CCD (colony collapse disorder) ou desaparecimento e morte das abelhas, que é hoje o maior problema da apicultura mundial.
UFERSA ABRE 2º SEMESTRE COM BOAS VINDAS AOS FERAS
Os novos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido foram recepcionados com boas vindas nesta segunda-feira, 15, para o segundo semestre letivo do ano. As aulas vão prosseguir até o dia 06 de fevereiro de 2015. A equipe pedagógica da Universidade recebeu os calouros com a apresentação do Quarteto de Metais da UERN. Os novatos também assistiram ao vídeo institucional da Ufersa e ouviram o reitor, professor José de Arimatea de Matos, e os demais integrantes do corpo institucional. Ao desejar boas vindas aos estudantes, o professor José de Arimatea, parabenizou a turma por passar a integrar o grupo previlegiado de jovens que conquistam uma vaga na Universidade. O professor José de Arimatea apresentou aos estudantes o crescimento, qualitativo e quantitativo, ocorrido na Ufersa nos últimos 10 anos.
CRATO CELEBRA PAULO FREIRE EXIBINDO 40 HORAS NA MEMÓRIA
Para marcar a data de nascimento do pedagogo Paulo Freire, que se estivesse vivo estaria completando 93 anos, nessa sexta-feira, 19 setembro, o documentário 40 Horas na Memória: resgate da experiência dos alunos de Paulo Freire em Angicos/RN, produzido pela assessoria de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, é exibido na cidade do Crato, no Ceará. Na plateia professores e estudantes da Região do Cariri. A iniciativa partiu da Escola de Políticas Públicas e Cidadnia – Epuca, com apoio da Universidade Federal do Cariri, a Ufersa e a Universidade Regional do Cariri, dentro da IV Semana Freireana do Cariri. A exibição, seguido por debate, aconteceu na Escola Estadual Professora Violeta Arraes, com a participação dos idealizadores do filme Passos Júnior, diretor e roterista e, Eduardo Mendonça, diretor de fotografia. Após a exibição do filme, a Epuca lançou a proposta de criação de um grupo de professores para trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos, tendo como base a metodologia Freireana. Além de professores e estudantes do Crato, assistiram a exibição caravanas das cidades Araripe, Juazeiro do Norte e do Piaui. Os estudantes da Universidade Estadual do Piaui se encontravam na cidade numa outra atividade acadêmica.