O que é?
A Ouvidoria se constitui em um importante canal de comunicação entre a UFERSA, os discentes, técnico-administrativos, docentes e a comunidade externa. Através da Ouvidoria, a Universidade terá condições de conhecer seus problemas, dificuldades e lacunas na prestação de serviço ou da necessidade de programar e/ou melhorar a sua qualidade.
Objetivo
A Ouvidoria tem por objetivo defender os interesses da comunidade, estabelecendo meios que assegurem conforto e segurança no atendimento às pessoas e desburocratizando trâmites. Ela se pauta pela dignidade, ética e respeito à pessoa humana.
Atendimento
O atendimento é feito, seguindo as normas que garantem a discrição e o sigilo quanto à identificação dos usuários. Fica estabelecido o prazo de sete (07) dias úteis, prorrogáveis por igual período, para que o dirigente da unidade se pronuncie por escrito sobre o teor dos documentos que lhe forem encaminhados pelo ouvidor.
Competência
A Ouvidoria não tem poder decisório, mas tem ampla autonomia no acesso a todas as Instâncias da Universidade. Não litiga, antes, busca a harmonização, age como conciliador. Seus parâmetros são a ética, a transparência e a imparcialidade pautadas nos princípios da legalidade, moralidade e legitimidade.
Links Importantes
:: Associação Brasileira de Ouvidores
:: Fórum Nacional de Ouvidores Universitários